: Verdade Ou Mentira?
Desde a divulgação dos males da gordura trans para a saúde cardio-circulatória, a indústria passou a vender alimentos, ditos por ela, sem a tal gordura vilã. Os consumidores e nutricionistas ficaram naquela dúvida…
Nos alimentos declarados com ZERO de gordura trans, algumas possibilidades podem ocorrer, a depender de cada fabricante:
- Troca da gordura fonte de gordura trans por outro tipo de gordura para que o alimento seja de fato ZERO em gorduras trans. Essa troca, inclusive, pode aumentar o teor de gordura saturada, que também é vilã na história. Deve-se observar os tipos de gordura que compõem os ingredientes do produto.
- Arredondamento dos valores, de acordo com o permitido pela ANVISA, pois se a quantidade de gordura trans POR PORÇÃO for menor que 0,2, o valor pode ser descrito como ZERO. Ou seja: se houver, em 2 bolachas (1 porção), 0,19 g de gordura trans, na embalagem estará: gordura trans = 0. Porém, em uma embalagem com 10 unidades haverão 1,9 g de gordura trans (e eu conheço muitas pessoas que comem 10 bolachas de uma vez…). No final do dia o consumo é significativo, e excede a recomendação diária de 2g.
Onde encontramos gorduras trans?
- Na gordura vegetal hidrogenada ou gordura hidrogenada, bem como nos alimentos que a possui como ingrediente. Às vezes no rótulo vem escrito apenas gordura vegetal, mas é a mesma bandida.
- Em fast-foods em geral, fritos neste tipo de gordura (ex.: batata frita).
- Em sorvetes e outros alimentos cremosos industrializados.
- Em pães, bolachas, biscoitos e similares industrializados. Quanto mais macio e crocante, pior.
- Em proporções menores, em alimentos derivados de ruminantes (vaca, cabra, etc.): carnes, leite e derivados.
De qualquer forma, é importante escolher alimentos pobres em gordura total e conferir os INGREDIENTES descritos na embalagem ao invés de olhar só o valor descrito na tabela de informação nutricional. Use a cabeça para entender as informações nas embalagens dos alimentos que você come!
Conclusão: cada alimento precisa ser analisado para saber se ele realmente não possui gordura trans.
Nenhum comentário:
Postar um comentário