domingo, 25 de outubro de 2015

3ª idade

Alimentação na 3ª idade
 

O envelhecimento é um processo normal. Ele se inicia com a concepção e termina apenas com a morte, mas pode se desenrolar de muitas maneiras, dependendo de vários fatores - entre eles está a nutrição. A melhor preparação para os anos de velhice começa na infância e possivelmente no útero.

Uma ingestão adequada de calorias, é um fator importante para estender-se o período de vida de uma pessoa. Um cuidado nutricional preventivo é importante, pois na 3a idade é que algumas doenças como (hipertensão arterial, obesidade, aterosclerose, diabetes mellitus, doenças gastrintestinais, doenças peridentárias, osteoporose e outras) aparecem. É importante lembrar que a negligência com a saúde leva a detrimento das funções orgânicas. A atenção em desenvolver o atividade física e os hábitos alimentares saudáveis e condizente pode fazer diferença e fará com que se sintam melhor nos anos futuros.

Necessidade Nutricionais da Pessoa Idosa

Calorias
Há uma queda das necessidades calórias com a idade. Além da queda do metabolismo de 10 a 15% (ou mais) depois dos 50 anos, há quase sempre uma queda na atividade física, que diminui a necessidade de calorias ainda mais. É recomendável que a maioria da redução em calorias deva ser uma redução de carboidratos e gordura na dieta. Desde que as pessoas mais velhas necessitam menor número de calorias, porém a mesma quantidade de proteínas, vitaminas ou minerais, os alimentos consumidos devem ser obviamente ricos em nutrientes. As calorias não devem ser gastas em alimentos pouco nutritivos como doces, refrigerantes, massas e sobremesas.

Proteínas
A massa protéica do organismo diminui com a idade. Isto é devido provavelmente em sua maior parte por um decréscimo da massa muscular esquelética. Embora pareça que as necessidades protéicas do indivíduo idoso sejam menores que as do adulto jovem, não há informações suficientes para fazer essas afirmações, a respeito principalmente das necessidades de aminoácidos. Stress físico e psicológico podem induzir uma balanço nitrogenado negativo. A infecção, função gastrintestinal alterada e alterações metabólicas causadas por doenças crônicas podem reduzir a eficiência da utilização dietética de nitrogênio. Mesmo sem doença o trato gastrintestinal do idoso tem uma digestão e uma absorção protéica reduzida. A pessoa idosa deve ser abordada sobre estes pontos (pelo nutricionista) para receber a quantidade de proteínas adequada para a dieta.

Carboidratos
Os idosos têm uma redução de tolerância a glicose e por conseguinte estão mais sujeitos a hipo e hiperglicemia do que os mais jovens. O uso de açúcar e doces deve ser restrito para prevenir um mecanismo de diminuição da glicemia pelo organismo. Alimentos com amido devem ser incluídos na dieta pois eles são aproveitados mais lentamente do que o açúcar, além do que muitos dos alimentos que contém amido, tais como cereais enriquecidos ou integrais, batatas e feijões secos, trazem consigo vitaminas B, ferro, fibras e outros alimentos essenciais.

Gorduras
Devido à correlação possível entre a gordura dietética e os níveis séricos de colesterol, pode-se provar que é bom diminuir a proporção de gorduras na dieta. Os triglicérides séricos elevam-se com o decorrer da idade e provavelmente refletem a incapacidade da pessoa idosa de remover gorduras do sangue. A restrição de gorduras na dieta, particularmente das gorduras saturadas, pode ser de grande ajuda. As fontes alimentares de colesterol incluem muitos alimentos nutritivos (gema de ovo, leite integral, fígado e carne de vaca), portanto, a nutricionista deverá indicar a quantidade certa para cada indivíduo.

Minerais
Dos minerais, o cálcio e o ferro são provavelmente os de maior importância na nutrição do idoso. A fragilidade óssea e dos capilares pode ser atribuída à baixa ingestão de alimentos ricos em cálcio tais como o leite. A falta de cálcio e outros associados leva à osteoporose. A falta de ferro e outros associados leva à anemia nutricional.

Vitaminas
Um grande número de estudos tem mostrado que o aumento da ingestão de vitaminas pelos mais velhos dá um melhora geral da saúde. Alguns estudos demonstram que a saúde melhora quando se dá complexo B, vitamina C, vitamina A, porém, o médico ou o nutricionista deverá indicar a quantidade correta para cada idoso.

Água
A importância da água na dieta aumenta com a idade. Com a diminuição da função renal, a água ganha uma utilidade de transportadora e o que se constata é que ela mais facilita do que deteriora a função renal. Beber uma quantidade adequada de água por dia (cinco a oito copos diariamente) também ajuda a digestão e previne a constipação intestinal, que atinge com freqüência os indivíduos idosos.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Suco de abacaxi com hortelã

Alguns benefícios do abacaxi: auxilia no emagrecimento; ajuda na digestão; melhora a circulação; é anti-inflamatório; é diurético; reduz a prisão de ventre.
Gengibre entre suas múltiplas propriedades é um ótimo anti-inflamatório e termogênico.


quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pão integral (de verdade)

pao integral
Pão integral é uma fonte de carboidratos complexos que não necessita de preparo para consumir e você pode usar a criatividade para fazer os mais diversos sanduíches com ele. O único detalhe é que você precisa usar pão integral de verdade. A maioria dos pães integrais vendidos no mercado não são integrais, e muitas pessoas estão sendo enganadas com isso. As empresas iludem o consumidor colocando no rótulo que o pão é feito com “492” grãos diferentes e deixa de uma maneira indireta que o pão é integral.
Por lei, as empresas precisam listar as quantidades dos ingredientes em ordem decrescente no rótulo do pão. Então, se o primeiro ingrediente do pão não for farinha de trigo integral (ou não conter este ingrediente), ele não é integral. Se estiver mostrando em primeiro a “farinha de trigo enriquecida com ácido fólico e ferro” ou apenas “farinha de trigo”, ele foi feito principalmente com farinha branca. Fique atento e leia sempre o rótulo, independente de quantos grãos o pão o rótulo mostre. 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Batata Doce – Engorda? Tudo que você precisa saber!

Adorada por muitos praticantes de musculação a batata doce é um alimento presente na vida de praticamente toda pessoa que leva musculação a sério, nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto.
Batata Doce Engorda?

Sim e não, por ser um carboidrato complexo normalmente a batata doce é consumida por pessoas que estão tentando ganhar peso, no entanto é possível usar a batata doce em dietas para pessoas que estão tentando perder peso, por ser um alimento rico em fibras ( vamos falar sobre isso mais para frente ), e com um baixo índice glicêmico a batata doce é uma fonte de carboidratos excelente, tanto para quem está tentando ganhar peso, quanto para quem está tentando perder, a grande diferença é que em uma dieta de ganho de peso a batata doce deve ser usada como um carboidrato adicional ao seu prato, já em uma dieta de perda de peso, a batata doce deve subistituir outros carboidratos, como o arroz por exemplo.

Vamos a um exemplo pratico:

Almoço em uma dieta de ganho de peso
  • 100g de peito de Frango Grelhado
  • 100g de Arroz
  • Vegetais variados
  • 100g de Batata Doce
Almoço em uma deita para perder peso
  • 100g de peito de Frango Grelhado
  • 100g de batata doce
  • vegetais variados
Lembrando que isso é só um exemplo ilustrativo.

Porque a Batata Doce é um carboidrato excelente também em dietas para perda de peso:

Rica em Fibras
Uma das razões pelas quais a batata doce pode ajudar em uma dieta de perda de peso é pelo fato de ser rica em fibras, a Fibra é importante nesse tipo de dieta, já que alimentos rico em fibra proporcionam uma sensação de saciedade mais rapidamente por “Usarem” bastante espaço no estômago. Além disso a fibra demora parar ser digerida, ou seja ela fica no seu estômago por bastante tempo, antes de entrar no sistema digestivo, isso ajuda novamente na questão da saciedade, já que se você sentem que está cheio de comida, tende a comer menos.
Poucas calorias
Se compararmos com outros alimentos a batata doce tem um nível de calorias baixo, se por exemplo uma porção de batata doce tem 100 calorias, a mesma quantidade de batata comum teria 400.

Resumindo

Combinada com outros carboidratos batata doce tende a engordar, no entanto em uma dieta para perder peso a batata doce pode ser usada substituindo outros carboidratos.

Regras para uma Alimentação Saudável

Fazer uma alimentação saudável e manter-se fisicamente activo, são dois factores vitais para a saúde e o bem-estar.

Regras para uma alimentação saudável
A alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante adoptar uma dieta saudável e adequada ao nosso estilo de vida.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar problemas de saúde. Contudo, lembre-se: não há alimentos maus, apenas má alimentação. Não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa de alimentos, na quantidade adequada, e adoptar algumas regras no seu dia-a-dia.

Para uma alimentação saudável e equilibrada, recomenda-se a ingestão de diversos tipos de alimentos todos os dias, incluindo:

  • 5 porções de fruta ou vegetais
  • 2-3 porções de leite, queijo ou iogurte
  • 2 porções de alimentos ricos em proteínas como peixe, carne, leguminosas ou ovos.
  • 5-6 porções de hidratos de carbono: pão, massa, cereais, arroz, trigo.

Alimentação Saudável


A alimentação e tudo o que comemos irá determinar não apenas o nosso peso mas, sobretudo, a nossa saúde. É necessário ter consciência da necessidade de adoptarmos uma alimentação equilibrada, e da sua influência na qualidade da nossa vida.
Importância de uma alimentação equilibrada
Os alimentos são, como sabemos, condição única e essencial para a manutenção da vida. Sem uma dieta equilibrada, tanto em quantidade como em variedade, o organismo não se desenvolve correctamente e não dispõe de resistências (reservas nutricionais) para lutar activamente contra determinadas doenças, podendo levar ao envelhecimento precoce e à perda de qualidade de vida.

A alimentação deve ser variada, de forma a fornecer equilibradamente todos os nutrientes necessários à vida (vitaminas, sais minerais, proteínas, hidratos de carbono. lípidos e água).

Os nutrientes essenciais são fornecidos pelos alimentos que ingerimos. Estes dividem-se em três grandes grupos, dependendo da função que desempenham no nosso corpo.

  • Alimentos construtores: São responsáveis pela renovação e construção de tecidos que se desgastam com o funcionamento diário. São ricos em proteínas e sais minerais (leite e derivados, carne, peixe, ovos).
  • Alimentos energéticos: são fundamentais para fornecer a energia que necessitamos em todas as nossas actividades, incluindo quando dormimos. São indispensáveis ao nosso organismo e estão presentes em alimentos como o pão, os frutos secos, os legumes, a massa, o arroz, etc.
  • Alimentos reguladores: contribuem para que o organismo funcione correctamente e se mantenha saudável. As vitaminas, sais minerais e água presentes nos alimentos como o leite, verduras e fruta, encontram-se neste grupo.

A ingestão diária de alimentos destes três grupos, nas quantidades adequadas, é essencial para a adopção de uma alimentação equilibrada e um passo dado para um estilo de vida mais saudável.


Uma dieta equilibrada deve ser adequada a cada pessoa


Uma dieta diária, para ser equilibrada, deve ser adequada às características e hábitos de cada pessoa. A quantidade de alimentos essenciais para a saúde, depende de factores muito importantes, tais como:

  • Idade: as necessidades nutricionais variam consoante a idade, sendo diferentes na fase de crescimento, na idade adulta e na terceira idade. Por essa razão, é necessário ir adaptando a alimentação ao longo da vida de modo a adoptar uma dieta equilibrada que seja adequada a cada etapa.
  • Sexo: também o género deverá ser tido em conta na definição de uma alimentação equilibrada. Isto porque, devido à sua constituição, os homens necessitam por norma de um consumo de energia mais elevado do que as mulheres.
  • Actividade física: a prática ou não de exercício físico regular é outro factor a ponderar, tendo em conta o gasto de energia associado – um atleta de elite gasta mais energia do que uma pessoa sedentária.
  • Situação clínica: a definição de uma dieta equilibrada deve ser ainda mais ponderada em caso de doença. Deve-se agir com muito cuidado, uma vez que um desequilíbrio nutricional, nestas circunstâncias, pode agravar a situação.


Relação entre alimentação e saúde: um facto comprovado
Ao longo da história da humanidade, sempre houve mitos e lendas acerca da relação entre a alimentação e a saúde, atribuindo-se propriedades curativas a determinados alimentos.

Estas crenças têm-nos acompanhado até aos nossos dias, mantendo-se a ideia de que certos alimentos têm propriedades milagrosas sobre a saúde e que outros são prejudiciais.

A verdade é que as investigações actuais indicam que a fibra, o azeite virgem, os ácidos gordos da série ómega 3 e as vitaminas são alimentos benéficos, sendo absolutamente recomendável incluí-los na nossa alimentação.
- See more at: http://centrumvitaminas.com.pt/nutricao/alimentacao-equilibrada/#sthash.PjcQ4WZu.dpuf

Benefícios do Café

Café
Valores Nutricionais
Porção: 100 gramas
Kcal: 9
Carboidratos: 1,5 g
Proteínas: 0,7 g
Gorduras totais: 0,1 g
Gorduras saturadas: 0 g
Gorduras monoinsaturadas: 0 g
Gorduras poliinsaturadas: 0 g
Fibras: 0 g
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro e teve sua origem na África, mas sua difusão começou na Arábia onde era muito consumido. Atualmente, os maiores cultivadores desta espécie são os países da América do Sul e Central também como alguns países da África e Ásia. Em relação às espécies de café, apenas duas são cultivadas e comercializadas: o café arábica, que representa três quartos da produção mundial de café, e o café conilon, de sabor acentuado e corpo achocolatado. O período de maior produção no Brasil ocorre nos meses de maio, junho e julho.
Propriedades nutricionais: O café é rico em polifenóis que possuem propriedades antioxidantes, além de ser rico em diversas vitaminas e minerais. Por ser rico em oxalatos, o café pode diminuir a absorção de outros nutrientes, portanto seu consumo após as refeições deve ser evitado.

Pirâmide Alimentar

Alimentação Equilibrada Saúde & Qualidade de Vida - Crianças
Uma alimentação saudável pode ser resumida em 3 palavras chaves: equilíbrio, variedade e moderação. Pensando em facilitar o emprego desses princípios, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou a Pirâmide alimentar, que divide os alimentos em seis grupos básicos e demonstra a forma mais correta de se alimentar em termos proporcionais.
Os grupos básicos da Pirâmide são -
1. Pães, cereais, massas e arroz

Esses alimentos fornecem carboidratos complexos e são importante fontes de energia. Cereais enriquecidos também fornecem ferro. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: no café da manhã, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, batata, mandioquinha. Dessa forma, esse grupo acaba entrando naturalmente na alimentação em proporções adequadas.
2. Vegetais

Uma combinação desses alimentos fornecem fibras e inúmeras vitaminas e minerais, inclusive vitaminas A e C, folato, potássio e magnésio. Esses devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outros pratos.
3. Frutas

Como os vegetais, as frutas oferecem uma grande variedade de nutrientes, inclusive Beta-caroteno, vitamina C, potássio, fibras. Deve entrar na alimentação em grande variedade, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos.
4. Leite e derivados

Os laticínios - como leite, queijos, iogurte - são a principal fonte de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas, necessárias para o crescimento.
5. Carnes em geral, ovos e feijões

Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação, as quais são necessária pelo crescimento das crianças. São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais. Devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.
6. Alimentos ricos em gordura e açúcar

Este grupo inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. Uma pequena quantidade de gordura é necessária, por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas, pois também fazem parte da formação de energia do crescimento, e também da formação hormonal. Porém, por serem altamente calóricas, grandes porções ou o freqüente consumo destes alimentos, inibem o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover a obesidade infantil.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Almôndegas leves para a dieta


Ingredientes

Instruções

  1. Misturar todos os ingredientes.
  2. Modelar pequenas bolinhas e colocá-las em uma forma anti-aderente.
  3. Levar ao forno pré-aquecido (200°) por 20 minutos ou até estarem totalmente assadas.

Shake De Proteínas Sem Whey


Shake caseiro para quando o seu whey chega ao fim.

Ingredientes

Instruções

  1. Coloque os ingredientes no liquidificador.
  2. Bata bem.
  3. Rendimento: 1 porção
  4. Tempo de preparo: 10 mins

Batata baroa ajuda no emagrecimento e dá disposição para malhar

Batata-baroa é uma das queridinhas no cardápio das famosas marombeiras. Isso porque o tubérculo, que também é chamado de mandioquinha, ajuda a queimar os quilinhos extras e pode turbinar o treino na academia. Deixo algumas dicas para consumir do jeito certo e ensino receita light deliciosa para facilitar no preparo.

Benefícios da batata-baroa 

A batata-baroa faz parte do grupo de raízes e tubérculos e tem uma importante quantidade de carboidrato com baixa quantidade de gordura. Além de proporcionar energia para desenvolver qualquer atividade ao longo do dia, uma porção de 140g de batata-baroa contém cerca de 10% das necessidades diárias de fibras, que são importantes para o bom funcionamento do organismo. Como toda fibra, proporciona uma maior saciedade e, de quebra, também auxilia na perda de peso.
Para não errar e fazer o consumo de maneira saudável, melhor forma de consumir e nas sopas, purês, bolinhos a versão cozida são as melhores maneiras de preparo. Colocar algumas rodelas na salada também é uma boa pedida. 

Receita com batata-baroa: purê 



Ingredientes 

  • 600 g de batata-baroa
  • 2 xícaras (chá) de leite desnatado
  • Sal com ervas à gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
  • 1/2 xícara (chá) de creme de ricota light

Modo de preparo 

Corte a batata em rodelas e cozinhe com o leite e o sal. Aguarde que elas absorvam boa parte do leite e fiquem bem macias. Em seguida, amasse com o garfo e adicione o azeite e o creme de ricota light. Mexa bem. Devolva a mistura à panela para reaquecer em fogo baixo.
Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 180 kcal

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Alguns adoçantes elevam a taxa de açúcar no sangue

Alguns adoçantes elevam a taxa de açúcar no sangue
Nos últimos anos, o uso de adoçantes tem sido associado ao diabetes tipo 2 e até a doenças cardiovasculares, hipertensão e derrame. Estudos anteriores já haviam mostrado que o uso desses produtos poderia causar o efeito contrário em quem procura emagrecimento.
Ainda assim, eles permanecem como uma alternativa ao açúcar para pessoas que desejam perder peso, principalmente porque os médicos não entendem muito bem como esses produtos contribuem para a obesidade e outras doenças relacionadas.
Mas isso pode mudar em breve, pois os resultados de um estudo, publicado hoje na revista científica Nature, apontam para um possível mecanismo por trás desses efeitos adversos à saúde.
"Nossos resultados sugerem que, em um subgrupo de indivíduos, os adoçantes artificiais podem afetar a composição e função do microbioma intestinal de uma forma que levaria a altos níveis de açúcar no sangue”, disse EranElinav, imunologista do Instituto Weizmann de Saúde em Israel, durante uma conferência de imprensa.
Segundo os pesquisadores, esse efeito é ruim para a saúde humana, porque, quando os níveis de açúcar são elevados no sangue, o organismo não consegue quebrá-lo. Por isso, ele acaba sendo armazenado como gordura.
PROCESSO DE ESTUDO
Para chegar a essas conclusões, Elinav e sua equipe testaram pela primeira vez o efeito de três adoçantes artificiais comuns — o aspartame, a sucralose e a sacarina — em roedores. Eles descobriram que cada um dos adoçantes induziu uma mudança nos níveis de açúcar no sangue, que superou a alteração observada nos ratos que consumiram açúcar comum.
Os testes posteriores envolvendo apenas o adoçante principal, a sacarina, produziram resultados semelhantes em ambos os ratos magros e obesos.
Porém, já era de conhecimento científico que os mamíferos realmente não digerem adoçantes artificiais — é por isso que eles são "livres de calorias". Por isso, as razões pelas quais ratos estavam experimentando alterações de glicose no sangue ainda permanecia um mistério.
Mas os pesquisadores tiveram uma ideia: talvez as bactérias que vivem no intestino dos ratos estavam interagindo com os adoçantes. Com esse pensamento, os especialistas realizaram diversos experimentos para testar esse conceito. Em um deles, eles deram antibióticos aos ratos que tinham sido alimentados com adoçantes regularmente.
Os antibióticos matam as bactérias do intestino; quando esses ratos tiveram seus convidados microbianos aniquilados, os seus níveis de açúcar no sangue voltaram ao normal. Já em outra experiência, os cientistas transplantaram fezes (uma rica fonte de micróbios intestinais) de ratos alimentados com adoçantes para os roedores que nunca tinham consumido esse tipo de produto artificial.
Com o procedimento, os ratinhos receptores das fezes foram analisados e os seus níveis de glicose se tornaram altos, assim como os roedores alimentados com adoçantes.
Por fim, Elinav e seus colegas utilizaram a análise genética para revelar que alterações na composição das colônias microbianas também eram acompanhadas por mudanças na função bacteriana, o que poderia explicar por que os ratos estavam com as taxas aumentadas de açúcar no sangue.
E NOS HUMANOS?
Os pesquisadores reconhecem que as descobertas em camundongos não são tão convincentes como os achados em pessoas, por isso eles começaram a investigar o consumo de adoçante nos humanos. No primeiro experimento, eles analisaram os níveis de açúcar no sangue e as colônias de bactérias do intestino de 381 participantes.
Como esperado, Elinav e seus colegas descobriram que as pessoas que consumiam adoçantes em grandes quantidades também mostraram distúrbios em vários parâmetros metabólicos — incluindo aumento de peso —, bem como alterações microbianas distintas em seus intestinos.
Mas os resultados do segundo experimento em humanos podem ser ainda mais esclarecedores. "Nós acompanhamos durante uma semana um grupo de sete voluntários que não consomem adoçantes como parte de sua dieta normal", disse Elinav. Durante esse período, os pesquisadores deram-lhes uma única dose de sacarina e seus sinais vitais foram monitorados.
Depois de apenas quatro dias, metade dos participantes apresentou alterações microbianas e aumento dos níveis de açúcar no sangue, enquanto o outro subgrupo não teve nenhum efeito significativo imediatamente após o consumo de adoçantes. Em outras palavras: algumas pessoas são mais suscetíveis aos efeitos do adoçante artificial do que outras.
"Alguns estudos sugerem que o consumo de adoçantes artificiais não calóricos aumenta o risco de intolerância à glicose em humanos e ratos, como resultado de mudanças nas funções microbiana intestinal”, escreveram os pesquisadores em seu relatório.
No entanto, devido à natureza preliminar de seus resultados e do pequeno número de participantes humanos envolvidos, os pesquisadores ainda estão cautelosos em dizer às pessoas para mudar os seus hábitos alimentares. "De maneira nenhuma estamos preparados para fazer recomendações quanto ao uso e a dosagem de adoçantes artificiais, com base nos resultados deste estudo", disse EranSegal, o coautor do estudo, também do Instituto Weizmann de Saúde em Israel.
Outros pesquisadores, no entanto, foram mais firmes: "As pessoas precisam ser mais conscientes do que estão comendo e bebendo e fazerem esforços para evitar produtos que têm adição de adoçantes em qualquer forma. Os estudos mostraram não apenas uma casual ligação entre as alterações no intestino e adoçantes artificiais, mas que as mudanças observadas podem acontecer rapidamente", disse Susan Swithers, neurocientista comportamental na Universidade de Purdue, que não fez parte do estudo aoThe Verge.

Metabolismo em alta

Metabolismo em alta
Os alimentos funcionais são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Esse conceito não é algo novo, como muitos pensam, por exemplo, as isoflavonas, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5.000 anos.
O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou artificiais, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.
O mais ideal para consumir alimentos 100% funcionais, é buscar opções naturais, veja alguns exemplos: 
  • Tomate
O tomate possui uma substância chamada licopeno, responsável pela sua cor vermelha e indicador de presença da vitamina A. Essa substancia ajuda na diminuição da incidência de câncer de próstata.
O ideal é consumir o tomate em saladas, sucos, ou preferencialmente como molho, pois a absorção do licopeno é maior quando o tomate é processado.
  • Soja
A soja possui proteínas de alta importância como o ácido fólico e as isoflavonas, que estão relacionadas com a diminuição dos sintomas da menopausa, prevenção de fraturas, redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (bom colesterol).
A soja é muito versátil e pode ser consumida de várias formas como no queijo tofu, em sopas, hambúrgueres a base do grão, almôndegas, biscoitos e massas.
  • Maçã
Contém uma substância chamada quercetina, um potente antioxidante que atua na redução de doenças cardiovasculares e diminui a taxa de bactérias na boca, evitando cáries. A fruta deve ser ingerida in natura, assada, ou em composições como em bolos e tortas.

Azeite ou óleo de soja?

Azeite ou óleo de soja?
Na hora de cozinhar, você já se pegou pensando se deveria usar azeite ou óleo? Pois é, esta é uma dúvida recorrente para a maioria das pessoas. O tradicional óleo de soja é conhecido por ser quase o vilão de quem busca um estilo de vida mais saudável, enquanto o azeite é tido como o queridinho.
No entanto, cada um tem um momento ideal para ser utilizado. Ao contrário do que muita gente pensa, o azeite não é a melhor opção para grelhar carnes, uma vez que seu ponto de fumaça (temperatura em que as estrutura moleculares mudam e deixam os óleos ainda mais nocivos para nós) é aos 180°C, ou seja, mais baixo do que o do óleo de soja, que começa a mutação de suas moléculas aos 240°C.
Mas o que isto significa na prática? Bem, isto quer dizer que se você for fazer preparações longas que exijam muito tempo no fogo, o melhor é usar o óleo de soja mesmo. Ou seja, para frituras e carnes grelhadas, deixe o azeite de lado. Ele é indicado apenas para pratos de rápida preparação, como um refogado que não vai atingir mais de 180°C, ou para ser usado cru, como tempero para saladas e molhos. Esta, na verdade, é a melhor opção, uma vez que não se perde nenhum nutriente.
Porém, para garantir uma rotina mais saudável, não basta saber escolher os óleos na hora da preparação. É preciso também equilibrar os tips que ingerimos. "A nossa alimentação atual é focada em alimentos que colaboram para aumentar o grau de inflamação do nosso organismo, pois possuem em sua composição o ômega-6. Tanto o azeite como outros óleos (de soja e milho) possuem em sua composição o ômega-6 (ácido linoleico). Esse ácido aumenta a expressão de interleucina-6, uma citocina que colabora para aumentar o grau de inflamação do nosso organismo. Logo, o que devemos fazer é incluir cada vez mais alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias (como alimentos fonte de ômega-3: chia, linhaça, sardinha), afim de equilibrar a ingestão.

Suco de Frutas

Suco de fruta
Cada uma traz diferentes propriedades. Descubra quais são e use-as a seu favor, separadamente ou até mesmo combinadas em um mix:
Suco de laranja
Como você sabe, suco de laranja é rico em vitamina C, que pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico e é vital para a produção de colágeno em sua pele. Mas você sabia que ele pode contribuir para a saúde dos ossos e pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM também? É ainda uma boa fonte de potássio.
Suco de tomate
Suco de tomate é mais rico no antioxidante licopeno do que tomates crus, e este nutriente pode ajudar a proteger a pele dos danos do sol e evitar certos tipos de câncer, incluindo colo do útero e ovário. Além disso, beber suco de tomate pode proteger contra enfisema causado pela exposição ao fumo passivo de cigarro, de acordo com um estudo de 2006 publicado no American Journal of Physiology-Lung Fisiologia Celular e Molecular. O estudo descobriu que ratos de laboratório expostos à fumaça do cigarro que consumiram suco de tomate não desenvolveram enfisema, enquanto aqueles que não consumiram o suco acabaram por desenvolver a doença. Procure por variedades com baixo teor de sódio.
Suco de romã
De acordo com um artigo do American Institute for Câncer Research, o suco de romã pode ter ainda mais poder antioxidantes do que o chá verde! Os antioxidantes são importantes para a saúde em geral, bem como para a prevenção de doenças.
Suco de cereja
Não só o suco de cereja é uma grande bebida (uma das maiores fontes naturais de melatonina, o hormônio que nos ajuda a dormir profundamente), mas também pode ajudar seus músculos se recuperarem de um treino duro. De acordo com pesquisadores da Oregon Health and Science University, cerejas podem ter as mais altas propriedades anti-inflamatórias do que qualquer outro alimento. Estudos têm mostrado que os atletas que beberam suco de cereja tiveram sua performance melhor sem usar medicamentos.
Suco de uva
Quase 20 anos de pesquisa mostram que o suco 100% de uva pode ajudar a deixar o coração saudável. Um novo estudo, apresentado no American College of Nutrition sugere que beber um copo de suco de uva todo dia promove a saúde do coração e uma circulação saudável também.
Suco de cranberry
Suco de cranberry puro tem antioxidantes que podem ajudar a prevenir a catarata e degeneração macular. Ele é conhecido por prevenir infecções do trato urinário, mas veja só: é um dos poucos sucos que têm uma boa fonte de vitamina E, um nutriente importante anti-envelhecimento.

domingo, 20 de setembro de 2015

Saiba Quais São os Alimentos mais Contaminados do Brasil


Saiba Quais São os Alimentos mais Contaminados do Brasil
Saiba Quais São os Alimentos mais Contaminados do Brasil
Cada vez mais ouvimos notícias sobre alimentos contaminados e surtos alimentares. Milhares de pessoas morrem em todo mundo de doenças diarreicas consequentes de ingestão de alimentos contaminados.
Trouxe essa imagem que traz alguns dos alimentos que mais sofrem contaminação aqui no Brasil para ficarmos mais atentos ao manipularmos os mesmos, principalmente quanto às condições de temperatura e conservação dos mesmos.
Em primeiro lugar estão os Ovos: ovos crus e mal cozidos são extremamente perigosos, porque durante o preparo o alimento não chegou na temperatura necessária para a eliminação do microrganismo patogênico, principalmente a Salmonella, e assim ele encontra condições ideias de crescimento e contaminação do ovo, ao ponto de causar a Doença Transmitida por Alimento.
Em segundo lugar estão os Alimentos Mistos: eles são muito comuns em casos de surtos por serem uma mistura de diversos alimentos de origens diferentes. A lasanha, por exemplo, contém massa, carne, queijo, molhos. Esses alimentos possuem um ambiente favorável para a multiplicação de microrganismos patogênicos e por isso devem ser mantidos em temperaturas adequadas de conservação para que não haja o desenvolvimento microbiano.
 Em seguida estão as Carnes: os alimentos de origem animal são os mais suscetíveis a contaminação microbiana, pois oferecem ao microrganismo todos os elementos que ele necessita para sua sobrevivência como: proteínas, água, umidade, PH favorável e se mal armazenados, a temperatura irá contribuir para o seu crescimento o consequentemente a contaminação indesejável do alimento.
As sobremesas e os derivados de leite seguem o mesmo critério dos alimentos de origem animal e necessitam de cuidados constantes quanto a manipulação e o modo de conservação até o momento da distribuição.
Por fim, a água, que também é um alimento, também está nesta lista. Sua contaminação acontece mais frequentemente em locais onde o saneamento básico é precário, mas também pode acontecer em qualquer etapa da produção da mesma.
A contaminação dos alimentos pode ser evitada. Com o controle de qualidade adequado e a implantação e manutenção das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos é possível garantir alimentos seguros para os consumidores.
 É uma luta diária mas com responsabilidade, consciência e amor pelo o que fazemos é possível!!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Água saborizada (Água com infusão de frutas)


Troque o refrigerante pela água com infusão de frutas, são muitos benefícios que a água saborizada vai trazer para sua saúde, uma delas por ser natural. Alguns benefícios que água saborizada  traz para seu organismo:

Anti-envelhecimento: Frutos vermelhos, mirtilos e romã. Frutas escuras e sementes de romã são ricas em antioxidantes, substâncias conhecidas por uma das suas principais funções ser proteger contra o envelhecimento.
Estimulante de Metabolismo: Tangerina, chá verde e hortelã.
Esta bebida é um concentrado de aceleradores de metabolismo, o que irá ajudá-lo a perder peso rápido!
Inchaço: Limão, lima e pepino
Da próxima vez que sentir inchaço, experimente esta receita com infusão de frutas cítricas.

Hamburguer de Frango


Ingredientes:
500g de peito de frango desfiado (quanto mais desfiado melhor)
1 ovo inteiro
1 cebola ralada
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada a gosto
Como preparar:
Reserve um recipiente e misture todos os ingredientes até que a mistura fique o mais homogênea possível. Em seguida, pegue a mistura e molde bolinhos com as mãos para formar cerca de seis hambúrgueres. Agora só usar um grill até ficar no ponto desejado. Pronto, simples assim.
Ficha nutricional:
Ficha nutricional para 01 (um) hambúrguer, considerando que você fez 06 (seis) e usando a mesma quantia de ingredientes descrita no texto.
Calorias: 163
Gorduras: 2g
Proteínas: 26g
Carboidratos: 3g

Prefira o ovo cozido

Preparar o alimento cozido elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito. Além disso, ele é menos calórico - um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. O ovo cru também não é recomendado, pois é meio de contaminação da bactéria Salmonela. E lembre-se quando submetemos o ovo ao calor, essa bactéria não sobrevive, eliminando o risco de contaminação!

Use água para fritar

Ao pensar em fritura, logo vem à cabeça óleos e manteiga - que deixam a preparação mais gordurosa e menos saudável. Até mesmo os óleos vegetais, como os de soja, milho, girassol, oliva e linhaça, não são bem-vindos na frigideira. Quando submetidos a muito calor, esses óleos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem.

Uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água! Coloque metade de um dedo de água na frigideira e, quando começar a ferver, quebre o ovo e frite do jeito normal. 

Fritando o ovo dessa forma, as calorias dele voltam as 75 iniciais, equivalentes às calorias do ovo cozido.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Quinoassure importante fonte de proteína de alta digestibilidade

Chega ao Brasil Quinoasure, primeiro suplemento natural formulado com quinoa instantânea em pó solúvel

A falta de tempo nem sempre permite uma alimentação equilibrada e saudável, o que prejudica o consumo de nutrientes essenciais para a saúde. Assim, esses nutrientes devem ser adquiridos através de uma alimentação balanceada e complementos alimentares. A Quinoasure, primeira e única quinoa instantânea em pó, é um suplemento alimentar 100% natural produzido a partir da Quinoa, desenvolvido para garantir todos os benefícios do supergrão de uma forma muito mais prática, pronta para o consumo.
Importante fonte de proteína de alta digestibilidade, a quinoa apresenta composição equilibrada de aminoácidos essenciais e ômegas 3, 6 e 9, essenciais para o organismo e prevenção de diversas doenças. Também é fonte de vitaminas do complexo B e E, e de minerais, como cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco, além de possuir quantidades significativas de flavonoides e ácidos fenólicos, importantes antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem doenças como o câncer e cardiovasculares.
QuinoasureOutro diferencial da Quinoasure está na digestibilidade aumentada e ausência dos fatores antinutricionais e antidigestivos eliminados durante o processo de produção, o que também pode garantir a melhor absorção dos nutrientes. Importante lembrar que não são utilizados conservantes, corantes e aromatizantes em sua produção, além de ser livre de transgênicos.
O consumo de Quinoasure não possui contraindicação, pois é feito exclusivamente de Quinoa. Pode ser utilizado por adultos, gestantes, crianças a partir dos sete meses de idade, idosos, atletas e esportistas ou por pessoas com intolerâncias e alergias alimentares, já que também é livre de glúten e lactose. Além disso, o complemento alimentar, por ser de origem vegetal, pode fazer parte da alimentação vegetariana, garantindo o aporte de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
A Quinoasure pode ser adicionada à shakes, sopas, molhos, e outras preparações doces ou salgadas como omeletes, sopas, pães, bolos, panquecas, patês e cremes. Ou pode ser diluída em água, sucos e bebidas, adicionada à saladas de frutas e verdes. O pó solúvel é inodoro, possui um sabor leve e textura macia e sedosa.

ALIMENTOS IDEAIS PARA DIABÉTICOS

alimentos diabetesdiabetes é uma doença metabólica que se caracteriza por uma deficiência em processar o açúcar ingerido. Essa deficiência pode ser devida a fatores genéticos ou adquirida ao longo da vida. Além da medicação, muitos casos de diabete são controlados pela dieta. As pessoas no geral sabem que se deve evitar comidas gordurosas e doces, mas o que um diabético pode comer para ter uma boa qualidade de vida? Veja nossos alimentos que certamente ajudarão a você controlar essa doença.
1. Produtos com farinha integral. Eles incluem macarrão, pão, biscoitos, etc feitos com farinha de trigo integral. Os carboidratos desses produtos são complexos, liberando açúcar aos poucos e não aumentando o nível glicêmico rapidamente.
alface2. Arroz integral. Assim como o macarrão e o pão integral, o arroz integral é composto por carboidratos complexos e com alto teor de fibras, que ajuda a manter a sensação de saciedade por longas horas e controlar as taxas de açúcar no sangue.
3. Leguminosas. Alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, etc são ricos em fibras e proteínas e também possuem carboidratos complexos.
4. Folhas verdes. As folhas verdes (espinafre, agrião, rúcula, etc) são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Elas ajudam a absorver gorduras ingeridas e ajudam a manter a saciedade por longas horas. Coma as folhas verdes sem culpa e sem medo.
salada diabetes5. Carnes magras. Carnes de frango, porco e vaca com pouca gordura são importantes para o diabético. Elas são ricas em proteínas e micronutrientes, como vitamina B12 eferro. Prepare-as com o mínimo de óleo possível e não adicione gordura ou cremes.
6. Leite desnatado e derivados. Produtos lácteos são ricos em proteínas e contém baixo teor de carboidrato, além de cálcio e outros nutrientes. Consuma as versões desnatadas, que são baixas em gordura e colesterol.
maça diabetes7. Peixe. Eles são ricos em nutrientes como fósforo e também proteínas. Além disso, peixes gordurosos (como salmão, atum) são ricos em ômega-3. Pessoas com diabetes normalmente tem níveis elevados de colesterol e triglicérides. O ômega-3 ajuda a reduzir esses níveis.
8. Canela. Essa especiaria é muito versátil e importante para os diabéticos. Além substituir parte do açúcar refinado em doces e sobremesas, a canela ajuda a usar a insulina de maneira mais eficaz. Em outras palavras, salpicar canela nos alimentos reduz os níveis de açúcar no sangue. Estudos revelam que meia colher de chá é o suficiente.
canela diabetes9. Maçã. A fruta é rica em minerais, água, vitaminas e fibras. Além disso, a maçã possui baixo índice glicêmico, ou seja, reduz a absorção de glicose, não elevando excessivamente o seu nível no sangue. A maçã ainda dá sensação de saciedade e possui poucas calorias. ATENÇÃO: nem todas as frutas têm baixo índice glicêmico. Frutas secas (uva passa, tâmara desidratada, etc), elevam o nível e glicose no sangue rapidamente e devem ser consumidas com moderação.
10. Gengibre. Estudos recentes apontam que o gengibre aumenta a captação de glicose por células musculares, independentemente do nível de insulina. Além disso, há indícios de que o gengibrepotencializa o efeito das medicações contra diabetes.
Se você é diabético, evite alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, aqueles ricos em açúcar refinado. Isso inclui chocolates, doces em geral, massas e pão feitos com farinha branca, refrigerante e álcool. O diabético normalmente tem alteração nos níveis de colesterol e triglicérides, por isso é necessário também o controle na ingestão de gorduras. Evite carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, frituras, manteiga, embutidos (salame, linguiça, salsicha) e sucos adoçados. As frutas merecem atenção, pois elas contêm carboidratos simples que aumentam o índice glicêmico. O paciente diabético deve limitar a ingestão a 3 porções por dia.
Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!