1. Produtos com farinha integral. Eles incluem macarrão, pão, biscoitos, etc feitos com farinha de trigo integral. Os carboidratos desses produtos são complexos, liberando açúcar aos poucos e não aumentando o nível glicêmico rapidamente.
3. Leguminosas. Alimentos como feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, etc são ricos em fibras e proteínas e também possuem carboidratos complexos.
4. Folhas verdes. As folhas verdes (espinafre, agrião, rúcula, etc) são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Elas ajudam a absorver gorduras ingeridas e ajudam a manter a saciedade por longas horas. Coma as folhas verdes sem culpa e sem medo.
6. Leite desnatado e derivados. Produtos lácteos são ricos em proteínas e contém baixo teor de carboidrato, além de cálcio e outros nutrientes. Consuma as versões desnatadas, que são baixas em gordura e colesterol.
8. Canela. Essa especiaria é muito versátil e importante para os diabéticos. Além substituir parte do açúcar refinado em doces e sobremesas, a canela ajuda a usar a insulina de maneira mais eficaz. Em outras palavras, salpicar canela nos alimentos reduz os níveis de açúcar no sangue. Estudos revelam que meia colher de chá é o suficiente.
10. Gengibre. Estudos recentes apontam que o gengibre aumenta a captação de glicose por células musculares, independentemente do nível de insulina. Além disso, há indícios de que o gengibrepotencializa o efeito das medicações contra diabetes.
Se você é diabético, evite alimentos de alto índice glicêmico, ou seja, aqueles ricos em açúcar refinado. Isso inclui chocolates, doces em geral, massas e pão feitos com farinha branca, refrigerante e álcool. O diabético normalmente tem alteração nos níveis de colesterol e triglicérides, por isso é necessário também o controle na ingestão de gorduras. Evite carnes gordurosas, produtos lácteos integrais, frituras, manteiga, embutidos (salame, linguiça, salsicha) e sucos adoçados. As frutas merecem atenção, pois elas contêm carboidratos simples que aumentam o índice glicêmico. O paciente diabético deve limitar a ingestão a 3 porções por dia.
Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário