Os alimentos funcionais são aqueles que colaboram para melhorar o metabolismo e prevenir problemas de saúde. Esse conceito não é algo novo, como muitos pensam, por exemplo, as isoflavonas, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos chineses, há mais de 5.000 anos.
O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados ou artificiais, como leites fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras.
O mais ideal para consumir alimentos 100% funcionais, é buscar opções naturais, veja alguns exemplos:
- Tomate
O tomate possui uma substância chamada licopeno, responsável pela sua cor vermelha e indicador de presença da vitamina A. Essa substancia ajuda na diminuição da incidência de câncer de próstata.
O ideal é consumir o tomate em saladas, sucos, ou preferencialmente como molho, pois a absorção do licopeno é maior quando o tomate é processado.
- Soja
A soja possui proteínas de alta importância como o ácido fólico e as isoflavonas, que estão relacionadas com a diminuição dos sintomas da menopausa, prevenção de fraturas, redução dos níveis de LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (bom colesterol).
A soja é muito versátil e pode ser consumida de várias formas como no queijo tofu, em sopas, hambúrgueres a base do grão, almôndegas, biscoitos e massas.
- Maçã
Contém uma substância chamada quercetina, um potente antioxidante que atua na redução de doenças cardiovasculares e diminui a taxa de bactérias na boca, evitando cáries. A fruta deve ser ingerida in natura, assada, ou em composições como em bolos e tortas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário