terça-feira, 18 de agosto de 2015

Cirurgia Bariátrica – Parte 2

Manejo Nutricional na Cirurgia Bariátrica – Parte 2

A deficiência de ácidos graxos essenciais pode ser associada com alopécia após a gastroplastia com derivação em Y de Roux ou derivação biliopancreática. Se houver tal deficiência pode ser estimulado o uso de uma colher de sopa óleo de canola para cozimento dos alimentos, para favorecer a ingestão de ácidos graxos essenciais na tentativa de evitar a alopécia comum no primeiro trimestre após a cirurgia.
A restrição gástrica severa após gastroplastia com derivação em Y de Roux pode causar dificuldade na absorção da sacarose, levando à síndrome do “esvaziamento rápido” ou síndrome de “dumping”. O primeiro trimestre, no período pós-operatório, é o mais difícil, onde qualquer pequena quantidade de sacarose pode desencadear os sintomas.
Com a diminuição das enzimas digestivas no estômago operado, alimentos como carnes e cereais integrais são mais dificilmente digeridos e, por conseqüência, são as principais fontes de zinco e estão diminuídos da ingestão alimentar habitual.


Referência: Nutritional aspects and quality of life in bariatric surgery patients. Aspectos nutricionales y de calidad de vida de los pacientes sometidos a la cirugía bariátrica. (Maria Paula Carlini Cambi1, Glaycon Michels2, João Batista Marchesin

Nenhum comentário:

Postar um comentário