Qual peso (ideal ou atual) deve ser utilizado na equação de gasto energético de Harris e Benedict? | ||
O uso de equações preditivas na prática clínica para estimativa do metabolismo basal (MB) é muito comum. Um dos motivos que as tornam atrativas é a pouca disponibilidade e o alto custo dos equipamentos que fazem o cálculo do gasto energético (GE) real, como a bioimpedância elétrica e a calorimetria indireta (1).
A equação mais antiga que determina o MB é a de Harris e Benedict, criada em 1919, que usa parâmetros de peso, altura, idade e sexo, a partir de uma população saudável de origem norte-americana (1,2). Esta equação foi validada por muitos estudos, mas a maioria deles mostrou tendência da equação à superestimação do GE (3,4).
Como foi desenvolvida em população com peso e composição corporal normais, entende-se que indivíduos com desproporção de gordura e peso podem ter sua taxa metabólica de repouso superestimadas (1,2). Por isso, para indivíduos sobrepesos e obesos, o cálculo da fórmula de HB deve ser efetuado com o peso corporal ajustado para que não haja superestimação do GE, conforme fórmula abaixo. Portanto, para indivíduos com peso corporal atual normal, não é necessário fazer nenhum ajuste (1,3).
Fórmula para calcular o peso ajustado em indivíduos acima do peso:
Para homens:
Peso desejado = peso ideal x 0,32 + peso ideal
Para mulheres:
Peso desejado = peso ideal x ,038 + peso ideal
Calcule seu gasto energético basal!
Pergunta enviada pela leitora Simone do Socorro de Lima Fernandes. | ||
Referência (s) 1- Nonino CB. Calorimetria indireta X Harris Benedict: Determinação, comparação e validação cálculo da taxa metabólica de repouso em obeso grau III [Dissertação de mestrado]. São Paulo: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2002. 2- Schneider P, Meyer F. As equações de predição da taxa metabólica basal são apropriadas para adolescentes com sobrepeso e obesidade? Rev Bras Med Espor 2005;11(3):193-196. 3- Frankenfield D et al. Validation of several estabilished equations for resting metabolic rate in obese and nonobese people. Journalof the American Dietetic Association 2003; 103(9): 1152-1159. 4 - Wahrlich V, Anjos LA. Validation of predictive equations of basal metabolic rate of women living in Southern Brazil. Rev Saude Publica. 2001;35(1):39-45. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102001000100006&tlng=en&lng=en&nrm=iso. Acessado em 7/03/07. |
segunda-feira, 10 de agosto de 2015
Qual peso (ideal ou atual) deve ser utilizado na equação de gasto energético de Harris e Benedict?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário