Saúde & Qualidade de Vida - Tecnologia de Alimentos
Essa palavra vem do grego xeno que significa estranho e biotikós referente à vida, ou seja, são todos os produtos estranhos ao nosso organismo como poluentes, metais pesados e medicamentos e outras substâncias que podem estar presentes na nossa alimentação.
Contaminação de alimentos
- Praguicidas: são substâncias ou misturas utilizadas para o combate de praga. No Brasil os resíduos de praguicidas em frutas, verduras e legumes estão presentes em quantidades superiores que as permitidas, segundo a ANVISA.
- Metais pesados: traços de alumínio podem resultar da utilização de utensílios e estão presentes no sulfato de alumínio usado no tratamento da água. Uma vez que o alumínio possui grande afinidade e se liga aos neurônios do hipocampo do cérebro, pode então estar relacionado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer (BHATTACHARJEE, et al. 2013).
- Aditivos de plásticos: presentes em embalagens e potes plásticos que quando aquecidos ou congelados podem migrar para o alimento. O bisfenol – A presente em plásticos afeta a função do fígado, além de afetar o equilíbrio hormonal (LEE, et al. 2014)
- Aditivos alimentares: são qualquer ingrediente adicionado aos alimentos para modificar suas características. Alguns corantes alimentares como o vermelho 40 e os amarelos 5 e 6 estão relacionados com reações de hipersensibilidade e podem estar contaminados com substâncias cancerígenas (KOBYLEWSKI, et al. 2014)
Como evitar o consumo de xenobióticos
Algumas orientações podem ser seguidas para evitar o consumo de xenobióticos, tais como não consumir alimentos e água de origem duvidosa, evitar produtos contendo aditivos principalmente corantes e conservantes, preferir recipientes de vidro e evitar aquecer ou congelar alimentos em potes plásticos.
Fique atento à sua alimentação, ela pode influenciar sua saúde para além do que você consegue enxergar no prato.
Referências
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. PROGRAMA DE ANÁLISE DE
RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA). Relatório de atividades 2011 e 2012. Gerência geral de Tecnologia, 2013.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. PROGRAMA DE ANÁLISE DE
RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS (PARA). Relatório de atividades 2011 e 2012. Gerência geral de Tecnologia, 2013.
Bhattacharjee S., Zhao Y., Hill J. M., et al. Selective accumulation of aluminum in cerebral arteries in Alzheimer's disease. Journal of Inorganic Biochemistry
Vol.126, p. 35–37, 2013.
Vol.126, p. 35–37, 2013.
Lee. M.R., Park H., Bae S.,et al. Urinary concentrations are associated with abnormal liver function in the elderly: a repeated panel study. J Epidemiol Community Health. 1;68(4):312-7, 2014.
Kobylewski S., Jacobson M.F. Toxicology of food dyes. Int J Occup Environ Health. 18(3):220-46, 2014.
Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, doadolescente e na escola. Departamento de Nutrologia, p. 84-86. 3ª. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário