terça-feira, 4 de agosto de 2015

Squeeze, Garrafinha é preciso uma higienização adequada!!!


Squeeze, Garrafinha  é preciso uma higienização adequada

Garrafa de água
A água é fundamental para a vida. Devemos ingerir, no mínimo, 02 (dois) litros de água por dia para hidratar o nosso organismo, porém alguns cuidados devem ser seguidos:
• Verifique a procedência, a data de validade e se a embalagem está íntegra e lacrada;
• Não beba água de origem desconhecida ou não confiável, como rios e poças;
• Limpe toda a embalagem com água e detergente neutro;
• Enxágue com água corrente;
• Seque com pano limpo e, só aí, retire o lacre.
• Utilize copos descartáveis ou canudos embalados.
squeeze2
Com relação às garrafinhas do tipo SQUEEZE:
• Não aproveite água de um dia para o outro;
• Lave, diariamente, com água, escova ou esponja e detergente neutro;
• Enxágue com água corrente até retirar todos os resíduos;
• Sempre que possível, deixe de molho em solução clorada (*);
• Deixe secar ao ar, de preferência. Se necessário, utilize um pano limpo ou papel descartável;
• Mantenha a garrafa e os seus bicos cobertos. Guarde emborcados em local limpo e protegido.
O ideal é dar preferência para garrafas apropriadas para um consumo constante, com bico que impeça o contato com a saliva.
O plástico não deve ter fissuras, arranhões, amassados, alteração de cor nem mofo. Não se deve pôr as mãos no gargalo da garrafa, para evitar infecções.
Uma alternativa de higienização é colocar água até a metade da garrafinha e adicionar uma colher de sobremesa de arroz cru. Isso mesmo, arroz cru. Usamos esse artifício para que a fricção do arroz com o interior da garrafa solte o limo (aquela babinha nojenta) que está grudado nas paredes internas da garrafa.  Agite bem, por cerca de 30 segundos. Dispense a água normalmente no ralo da pia e jogue o arroz no lixo.
squeeze
Quem toma shakes proteicos em coqueteleiras conhece bem o mau cheiro deixado pelo suplemento alimentar no recipiente ao longo do tempo, especialmente quando são esquecidos sem lavar.
Mas da onde vem tanto fedor? O motivo é muito simples: os suplementos alimentares à base de proteínas, particularmente o whey protein, estão cheios de resíduos aminoácidos – formadores das bio e macromoléculas que constituem as proteínas. Ou seja, elas catalisam reações metabólicas, uma vez que a função dos aminoácidos é quebrar as cadeias peptídicas. Com isso, os resíduos de aminoácidos que permanecem na coqueteleira sofrem ação de micróbios e, como qualquer comida orgânica, apodrecem, liberando aminas, composto químico orgânico nitrogenado que tem um odor muito forte.
Para evitar o mau cheiro das coqueteleiras, é preciso lavar sempre o recipiente imediatamente depois de terminar de tomar o seu shake. Ainda assim, restos da substância ficarão impregnados no copo, onde não se consegue alcançar direito e, com o tempo, você deverá trocar de coqueteleira devido ao mau cheiro.
Se você se esquecer de lavá-la uma vez e ela ficar completamente impregnada com aquele odor característico,  há algumas opções para tirar o mau cheio da coqueteleira.
  • Opção 1 para acabar com o cheiro da coqueteleira: pegue uma panela com água, acrescente algumas gotas de vinagre, coloque a coqueteleira e a tampa dela solta dentro da panela, espere a água ferver e deixe por alguns minutos. Depois, tire a água, seque e o odor terá passado, ainda que não completamente.
  • Opção 2 para tirar o cheio da coqueteleira: coloque água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e deixe durante a noite. O odor, no outro dia, terá sumido.
Como preparar a solução clorada? Uma colher de sopa de água sanitária (com 2% de cloro) para um litro de água limpa ou 100 ml água sanitária (com 2% de cloro) para 10 litros de água limpa.
Lembretes:
• Deixe de molho por 2 minutos para desinfecção com a solução clorada;
• Após o uso de panos de cozinha, lavá-los e fervê-los. Usar sempre panos secos e limpos, trocando-os quando necessário.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário