Diabete não é desculpa pra ficar parado
Para um sujeito com essa doença, a atividade física funciona como remédio. É o que mostra uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista, em Presidente Prudente, com 121 pacientes. Os diabéticos sedentários tinham um gasto até 63% maior com consultas médicas, em comparação àqueles que eram ativos. No estudo, qualquer tipo de atividade foi levada em conta, até mesmo uma caminhada rápida ao ponto de ônibus. A resposta para isso é bastante simples: o exercício diminui o excesso de açúcar no sangue.
E quais práticas são recomendadas? Exercícios aeróbicos, como correr, nadar, pedalar e jogar futebol, tendem a baixar a glicose no sangue de forma mais imediata, já que precisam de uma energia rápida. Por outro lado, os anaeróbicos, como a musculação, são importantes para manter a glicemia baixa por um bom tempo. Eles ainda ajudam a desenvolver os músculos, grandes consumidores de açúcar.
Mas, antes de calçar o tênis, saiba que há particularidades em relação ao treino do diabético. Por isso, ele precisa contar com acompanhamento de um profissional. Contamos os detalhes dessa história na reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário