sábado, 22 de agosto de 2015

Alimentos que mais possuem efeito para prevenir Câncer

 O número de pessoas que buscam alcançar uma qualidade de vida está cada vez maior. Então vale a pena seguir algumas orientações básica de como se prevenir para vivermos bem e com qualidade de vida!
1
E essa é uma tendência mundial. Enquanto a tecnologia avança e curas são descobertas, as pessoas buscam, além da medicina tradicional, métodos alternativos e readaptação de hábitos alimentares e cotidianos, que são práticas fundamentais para a prevenção de doenças.
O câncer é uma doença que pode ser adquirida de acordo com uma série de fatores, alguns controláveis e outros não. Por exemplo, há aspectos ambientais, genéticos, hereditários e também de estilo de vida que podem influenciar no aparecimento das células cancerígenas.
A doença está relacionada com várias causas como álcool, tabaco, exposição solar e lugar de nascimento/vivência. 
Eliminação de agentes causais
Pare de fumar!
Controlar o consumo de agentes que influenciam no aparecimento da doença é fundamental para se prevenir de câncer. Algumas das ações específicas são o controle do tabagismo já que o cigarro é responsável por 30% de todas as mortes por câncer principalmente na boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
Controle nutricional
2
Melhoras os hábitos alimentares também representam um benefício significativo para o não aparecimento da doença. A redução da gordura na alimentação, assim como o aumento da ingestão de fibras e o controle do peso também são ações positivas para evitar câncer.
Os alimentos que mais possuem efeito direto para prevenir câncer são: cenoura, alho, grãos integrais, tomate, fibras, brócolis e abacate.
Atividade física
3
As atividades físicas devem fazer parte da rotina de acordo com as peculiaridades, gostos e limitações de cada pessoa. Um estudo publicado pelo Journal of the National Cancer Institute conta que os adolescentes que praticam exercícios reduzem a probabilidade de câncer de mama, porque reduz os níveis de estrogênio, hormônio relacionado do risco de câncer. Além disso, diminui a circulação das citocinas pró-inflamatórias no organismo.
Exposição ao sol
Cuidado com os raios solares! Eles são responsáveis por alterações celulares que causam o câncer de pele. O protetor solar deve ter fator mínimo 20 e é importante o uso de chapéus, guarda-sol, bonés e qualquer tipo de barreira física.
Sexo seguro
O HPV, papiloma vírus humano, é uma doença sexualmente transmissível responsável pelo câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe. Praticar sexo seguro é fundamental para se prevenir dessas doenças.
Também se faz muito importante a rotina semestral de exames preventivos. Eles são os maiores aliados na medicina diagnóstica, pois são capazes de detectar problemas em um estágio antecipado. Assim, as doenças ficam muito mais fáceis de serem tratadas com resultados favoráveis e a reversão de doenças como o câncer se torna mais possível.
Cuide-se, contemple o seu corpo e a alma para viver sempre bem e com saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário