Quais Exames Laboratoriais o Nutricionista Pode Solicitar?
Você sabia que solicitar exames laboratoriais é uma das competências do nutricionista? Isso mesmo! Levando em consideração uma abordagem nutricional completa, os exames laboratoriais fazem parte de um conjunto de parâmetros que direcionam o nutricionista na avaliação do estado nutricional do paciente. Dentre estes parâmetros, podemos citar: avaliação antropométrica, dietética, clínica, comportamental, e claro, bioquímica. A partir deste processo, o profissional determinará as prescrições necessárias para que o objetivo nutricional seja alcançado com excelência.
Cada parâmetro, isoladamente, não fornece o diagnóstico global do paciente! Interpretar um exame isolado, apenas o IMC, um sinal clínico ou as dobras cutâneas, por exemplo, não fornecerá dados suficientes para que o profissional feche sua conduta adequadamente. Claro que nem sempre é possível ter condições ideais para se realizar um bom diagnóstico nutricional, porém o nutricionista deve conhecer as limitações de cada parâmetro, minimizando assim, possíveis erros de interpretação do estado nutricional do indivíduo.
Sabia que é respaldada por lei, a solicitação de exames laboratoriais pelo nutricionista?
Art 4º, parágrafo VIII – É atribuído ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietético.
Art 1º – Compete ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e à evolução nutricional do cliente-paciente.
Sendo assim, o que deve conter no formulário de solicitação?
- nome do paciente
- exames solicitados
- data
- carimbo e assinatura do profissional solicitante (com número de inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas – CRN e respectiva jurisdição)
E quais exames são de maior interesse para o diagnóstico nutricional?
- Exames laboratoriais utilizados em desnutrição proteica: hemograma completo, proteínas totais, proteína ligadora de retinol, índice de creatinina-altura (ICA)
- Exames bioquímicos para avaliação e acompanhamento de doenças cardiovasculares: triglicérides,colesterol total, HDL, LDL, VLDL, apoliproteína A, apolipoproteína B, índice de Castelli I, índice de Castelli II
- Exames utilizados para acompanhamento de doenças endócrinas: glicemia, teste oral de tolerância à glicose, insulina, peptídeo C, hemoglobina glicada
- Exames para avaliação da tireoide: tiroxina (total e livre), triiodotironina, globulina ligadora de tiroxina (TGB), hormônio estimulador da tireóide (TSH)
- Exames utilizados para acompanhamento de doenças renais: gasometria, uréia, creatinina, sódio, cálcio (total e iônico), potássio sérico, fósforo sérico, magnésio sérico, ácido úrico, oxalato, citrato, proteína, filtração glomerular
- Exames laboratoriais para acompanhamento de doenças hepáticas: alanina aminotransferase (ALT); aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubina
- Exames laboratoriais para acompanhamento de anemia: ferro, transferrina, ferritina, capacidade total de ligação do ferro
- Acompanhamento laboratorial de carências específicas advindas de cirurgia bariátrica e/ou outras desordens: vitamina B12, ácido fólico, cálcio total, cálcio iônico, ferro, zinco, sódio, fósforo, selênio, cloro, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, vitamina B2, vitamina D3
- Outros hormônios: ACTH, ADH, calcitonina, cortisol, FSH, GH, progesterona, prolactina, testosterona
- Outros exames: amilase, amônia, beta HCG, ceruloplasmina, frutosamina, gastrina, leptina, lipase, oxalato, tempo de protrombina
Solicitar exames é muito importante e útil no fechamento do diagnóstico nutricional do paciente. Porém, lembre-se que compete ao nutricionista inteira responsabilidade sobre as justificativas técnicas para tais solicitações, bem como sobre a leitura e interpretação dos resultados que estes exames oferecem. Ou seja, para pedir um exame e interpretá-lo é preciso muito estudo e qualificação!
Também leve em consideração as condições de seu paciente, pois não será altamente necessário pedir muitos exames de uma só vez, tendo em vista que várias pessoas não têm plano de saúde e que estes exames podem ser mais caros. Sendo assim, solicite os exames mais necessários em cada momento doacompanhamento nutricional.
♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦
Cabe ressaltar que o diagnóstico de doenças só deve ser feito por um médico! Os exames solicitados por você devem ser limitados à monitorização dietoterápica. Caso você encontre algum tipo de alteração quanto aos valores normais de algum exame, peça ao paciente que marque consulta com um médico.
Lembre-se também de observar interações medicamentosas, alimentares e até mesmo com outros exames para realizar uma interpretação correta dos resultados! Nada de avaliar apenas um aspecto isoladamente, ok?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário