A educação alimentar das crianças pode parecer tarefa difícil para alguns pais. Inserir legumes, verduras e frutas no cardápio, quando há tantas tentações, fica mais fácil com alguns truques. Um deles, é o doce de batata-doce. Com a alternativa, os filhos começam a se acostumar a uma alimentação saudável.
Diferente da batata inglesa, a batata-doce possui mais calorias, mas ao mesmo tempo desenvolve as funções do trânsito intestinal e dá saciedade aos pequenos, graças às fibras. Aprenda como fazer o doce de batata-doce e mais duas receitas com o tubérculo que vão conquistar a criançada.
Benefícios do doce de batata-doce
Com a receita, você pode inserir o ingrediente de forma mais divertida e atraente no cardápio do seu filho. O tubérculo possui grandes quantidades de vitamina A, fundamental para a saúde da visão, do sistema imunológico e da pele dos pequenos.
A vitamina C, substância antioxidante que aumenta as defesas do corpo e a potencializa a absorção de ferro, também está presente no doce de batata-doce. Além disso, o fósforo do tubérculo ativa as vitaminas do complexo B, trabalha o cálcio e proporciona um crescimento saudável dos ossos das crianças.
O consumo de batata-doce, ainda, aumenta a absorção de nutrientes do organismo, facilita o movimento do bolo alimentar e auxilia na redução do colesterol, caso a criança possua problemas de obesidade.
Confira a seguir uma receita de doce de batata-doce. Veja também como fazer outras duas guloseimas saudáveis.
Receita de doce de batata-doce
Ingredientes:
- 2 xícaras de chá de batata-doce cozida e amassada
- 1 lata de leite condensado
- ½ xícara de chá de leite
- 1 colher de sopa de manteiga.
Modo de Preparo:
Bata a batata-doce, o leite condensado e o leite no liquidificador até ficar homogêneo. Em uma panela média, coloque a mistura junto à manteiga e cozinhe por aproximadamente dez minutos, ou até que desgrude do fundo do recipiente. Tire do fogo, espere esfriar e sirva em forminhas de papel ou da maneira que achar melhor.
Receita de papinha de batata-doce
Caso seu pequeno ainda não possa ingerir sólidos, a papinha de batata-doce é uma alternativa prática e rápida para inserir o ingrediente desde cedo na alimentação. Veja abaixo como preparar a receita:
Ingredientes:
- ½ batata-doce descascada e picada
- ¼ de maçã
- ¼ de pera
- Água filtrada.
Modo de Preparo:
Cozinhe as batatas no vapor ou no fogão até ficarem macias. Em seguida, prepare o suco de maçã e pera. Se você preferir, pode coar ou deixar com os pedaços da polpa. Amasse as batatas e vá acrescentando o suco aos poucos até obter a textura desejada. Sirva a papinha morna.
Receita de chips de batata-doce
Para as crianças que amam um salgadinho de batata ou até mesmo as tradicionais batatas fritas, os chips de batata-doce podem conquistá-las de forma saudável e atrativa. Aprenda a receita a seguir.
Ingredientes:
- 1 batata-doce média
- Azeite de oliva.
Modo de Preparo:
Comece forrando o prato do micro-ondas com duas folhas de papel toalha. Fatie a batata doce em rodelas bem finas. Se puder, utilize um fatiador ou ralador com lâmina específica. Distribua o conteúdo sobre o papel toalha e tenha cuidado para não sobrepor umas sobre as outras.
Ligue o micro-ondas na potência máxima por três minutos. Abra o aparelho, vire as fatias e aqueça por mais dois minutos. Por último coloque a azeite de oliva a gosto.
Será que seu filho vai gostar do doce de batata-doce? Ou será que ele prefere os chips? Prepare as receitas e conte o resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário